Clipping EGA – 03/06

Voltar ao Blog

Clipping EGA – 03/06

Boa tarde, pessoal que segue o Blog da EGA! Uma piscada e já estamos no último mês do primeiro semestre de 2021.

O Brasil registrou, nas últimas 24 horas, o maior número diário de casos de COVID desde Março. Foram 95.601 novas infecções e 2.507 mortes confirmadas. Do outro lado da moeda, pouco mais de 22% da população já recebeu, pelo menos, uma dose. Aqui abaixo, deem uma olhada na previsão de vacinação para o Estado de SP:

  • 55 a 59 anos: 1º a 20 de julho
  • 50 a 54 anos: 2 a 16 de agosto
  • 45 a 49 anos: 17 a 31 de agosto
  • 40 a 44 anos: 1º a 10 de setembro
  • 35 a 39 anos: 11 a 20 de setembro
  • 30 a 34 anos: 21 a 30 de setembro
  • 25 a 29 anos: 1 a 10 de outubro
  • 18 a 24 anos: 11 a 31 de outubro
  • Profissionais da educação (18 a 44 anos): 21 a 31 de julho

Agora, o Clipping EGA desta semana:

 

1)Agentes veem potencial e desafio regulatório para transição energética no Brasil

Representantes da indústria marítima acreditam que o Brasil possui grande potencial e um caminho ainda longo a ser trilhado no campo da transição energética. Durante painel da Nor-Shipping voltado para o tema no Brasil, os participantes destacaram que existem projetos em andamento e pesquisas de novas tecnologias desenvolvidos ou em avaliação por empresas nacionais e estrangeiras presentes no país. Entre os desafios apontados está a regulação de temas como a energia eólica offshore, a fim de permitir a atração de investimentos para a atividade em águas nacionais.

A sócia-fundadora da Catavento, Clarissa Lins, que moderou o debate, disse que o Brasil possui histórico papel de destaque na indústria offshore, mas a diversificação de fontes não o restringe de apostar em novas tecnologias, aproveitando seu potencial e as oportunidades nesse contexto global de transição energética. Ela acrescentou que o conceito de Economia Azul traz uma série de oportunidades para fomentar a atividade marítima no país.

 

2) Governo espera definir solução sobre ligação seca Santos-Guarujá até setembro

O governo federal espera definir, entre agosto e setembro deste ano, uma solução para a ligação seca entre os municípios de Santos e Guarujá, na Baixada Santista. O diretor de novas outorgas de políticas regulatórias portuárias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Fábio Lavor, disse que a fase atual sobre a escolha entre ponte e túnel — e sobre o trajeto mais adequado — passa pela questão da viabilização financeira: se o investimento será feito integralmente pelo futuro concessionário ou se será feito uma modelagem econômica diferente.

Lavor afirmou que o interesse do governo é não onerar a sociedade, colocando todo o custo dentro da concessão. Segundo o diretor, a expectativa do governo é divulgar as informações do projeto e de todo o processo de desestatização ainda em 2021, possibilitando novas discussões e eventuais ajustes. “Nossa expectativa é que, em agosto ou setembro, possamos divulgar para a sociedade”, disse Lavor, nesta segunda-feira (31), durante audiência pública na comissão de viação e transportes da Câmara dos Deputados, solicitada pela deputada Rosana Valle (PSB-SP).

 

3) Falta competição no ecommerce no Brasil, diz chefe do AliExpress

A logística é um dos principais entraves para o setor do ecommerce, que busca reduzir o tempo de entrega na busca do consumidor.

 

4) Brasil criou mais de uma startup por dia em 2020, diz estudo da Embrapa

No início da crise de saúde, em 2020, mais de uma startup foi criada por dia no país. É o que revelam os dados da Radar Agtech Brasil 2020-2021, um estudo realizado pela Embrapa em parceria com a SP Ventures e a Homo Ludens Research and Consulting e com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Para se ter uma ideia, novos negócios cresceram 40% no ano passado em relação a 2019. Além disso, o levantamento mapeou o nascimento de 1.574 startups especializadas no setor agropecuário, conhecidas como agtechs.

A maior parte desses empreendimentos atua na área de alimentos, gestão de propriedade rural e plataformas de sistemas e soluções de dados. Quase 50% deles está localizado na região Sudeste, seguido pelo Sul, Centro-Oeste, Nordeste e, por fim, Norte, com apenas 1,65%.

 

5) Mercado Livre e Pão de Açúcar fecham parceria para atender 1.800 cidades

O Mercado Livre fechou parceria com o Grupo Pão de Açúcar para oferecer produtos do supermercado diretamente na plataforma de e-commerce. Mais que isso: toda a logística, desde estoque até entrega ao comprador, ficará a cargo da empresa de tecnologia. Com isso, a rede varejista atenderá até mesmo cidades nas quais não tem lojas (e promete o envio mais rápido do Brasil).

 

6) Brasil recebe sinal verde para exportar maças para a Colômbia

Após mais de cinco anos de tratativas entre os governos do Brasil e da Colômbia, especialmente envolvendo autoridades fitossanitárias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a maçã brasileira recebeu sinal verde e chega à mesa dos colombianos a partir desta semana. A primeira carga da cultivar Royal Gala, cerca de 41 toneladas, saiu de Vacaria (RS), na última sexta-feira, dia 28. A expectativa é que os carregamentos semanais sigam acontecendo.

 

7) Bolsonaro sanciona Pronampe, que ofertará R$ 5 bi para pequenas empresas em 2021

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, na tarde desta quarta-feira (2), o Projeto de Lei (PL) 5.575/2020, de autoria do senador Jorginho Mello (PL-SC), que torna o Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Pronampe) permanente. O anúncio foi feito nas redes sociais de Bolsonaro.

 

8) PIB do setor agropecuário registrou alta de 5,7% no primeiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário foi o que mais cresceu no primeiro trimestre de 2021, segundo dados divulgados nesta terça-feira (1°) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor registrou 5,7% de crescimento na comparação com o quarto trimestre do ano passado e 5,2% em relação a igual período de 2020.

O PIB brasileiro cresceu 1,2% na comparação do primeiro trimestre de 2021 contra o quarto trimestre de 2020, na série com ajuste sazonal. Além da Agropecuária (5,7%), foram registrados índices positivos na Indústria (0,7%) e nos Serviços (0,4%).

—–

Por hoje é isso! Espero encontrá-los na próxima edição do Clipping EGA.

Deixe seu comentário aqui abaixo, uma excelente semana e até logo!!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Blog