Oficialmente, estamos muito perto da metade do ano de 2021. Nesta terça-feira, as vacinas na capital do Estado de São Paulo serão distribuídas para o grupo da população de 44 e 45 anos.
Dados da plataforma Info Tracker desenvolvida pela USP (Universidade de São Paulo) e UNESP (Universidade Estadual Paulista) mostra a taxa de transmissão da Covid-19 em 1,21 no país. Isso significa que uma pessoa contaminada pode disseminar o vírus para mais de uma pessoa. Na Região Sul, este número é ainda mais elevado, pois ficou em 1,42, ou seja, a maior taxa de contaminação da Covid-19 no Brasil.
Além disso, cientistas no mundo todo estudam a variante Delta, originária da Índia, e que pode aumentar o risco de reinfecções da Covid-19. É o que sugere um estudo recém-publicado na renomada revista científica Cell.
Enquanto isso, a CPI da Covid entra em uma nova fase e deve voltar-se mais para a investigação de um suposto esquema de corrupção na compra da vacina indiana Covaxin pelo governo de Jair Bolsonaro.
Vamos para o Clipping EGA de hoje:
1) Maio supera expectativas e Porto de Santos estabelece novos recordes de movimentação de cargas
O Porto de Santos estabeleceu em maio novo recorde de movimentação de cargas para o mês ao atingir 14 milhões de toneladas, alta de 7,3% sobre a maior marca anterior para maio, registrada em 2020.
E acredite, este é o segundo melhor resultado mensal da história do Porto, atrás somente de março deste ano, que atingiu 15,2 milhões de toneladas.
Segundo o diretor de Operações da Santos Port Authority (SPA), Marcelo Ribeiro, os bons resultados na movimentação de containers reflete, além da força do agronegócio, o trabalho para aumentar a eficiência do Porto de Santos e mantê-lo como principal ativo da logística nacional.
2) Pedágios de SP sobem 8% na próxima semana
E em meio a pandemia, a Artesp (agência reguladora dos transportes rodoviários no estado), autorizou reajuste de 8,06% nas principais rodovias de São Paulo, que terão alta de pedágio a partir da próxima quinta-feira (1º).
Segundo o órgão, o percentual se baseia na evolução do IPCA de junho de 2020 a maio de 2021.
3) Correios inicia transporte por cabotagem; Porto do Mucuripe é um dos destinos incluídos
Os Correios começaram neste mês de junho o projeto piloto de transporte por cabotagem, o transporte de cargas por navegação entre portos brasileiros.
Parte de uma remessa de 430 toneladas do Programa Nacional do Livro Didático (FNDE) desembarcou na última quarta-feira (23) em Salvador (BA). E os cargueiros também têm como destino os portos de Mucuripe (CE), Suape (PE) e Manaus (AM). A operação marcou o ingresso da empresa nessa modalidade de transporte.
Quais as vantagens deste modal?
– Maior segurança da carga, o que deve diminuir os índices de avarias e delitos, e a redução de custos operacionais.
Segundo o diretor de Operações dos Correios, Carlos Henrique de Luca Ribeiro, a estatal avaliará a performance e a possibilidade de ampliação da modalidade em outras operações logísticas.
4) Procedimentos comuns de análise da cobrança dos serviços prestados são alinhados
Para ampliar a segurança jurídica e a transparência, um memorando de entendimentos que estabelece procedimentos comuns de análise da cobrança do Serviço de Segregação e Entrega de Containers (SSE) no setor portuário foi assinado na quinta-feira (17).
A cobrança é feita por serviços prestados no momento da importação de mercadorias.
Efeitos buscados pela iniciativa:
– Maior transparência aos usuários;
– Segurança jurídica ao setor;
– Coibir abusos na cobrança dos serviços portuários;
– Permitir a previsibilidade nos valores pagos pelos serviços, facilitando a comparação entre os preços de diversos terminais.
5) SNPTA avalia formas de fortalecer ISPS Code e aumentar segurança portuária
O Ministério da Infraestrutura informou que, até o momento, não foi notificado sobre a auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a função de polícia marítima da Polícia Federal (PF) que apontou que as normas regulatórias estão defasadas e que as instalações portuárias não cumprem integralmente as normas de segurança.
A Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) faz parte da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), que acompanha o caso e debate possíveis medidas para melhorar a segurança nos portos e terminais brasileiros.
A secretaria destacou que avalia medidas internas que possam fortalecer o cumprimento do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code) e buscar ações coordenadas junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para promover a segurança portuária, como o incentivo à adoção de soluções tecnológicas para auxílio eletrônico e monitoramento ativo do tráfego aquaviário, tais como Vessel Traffic Management and Information System (VTMIS) , Vessel Trafic Services (VTS) e Local Port Service (LPS), dentre outras tecnologias.
6) Como o novo modelo do Imposto de Renda deve influenciar os investimentos
E o tom de otimismo para os investidores brasileiros?
O novo modelo de taxação do Imposto de Renda (IR), proposto pelo Governo Federal, caso seja aprovado, deverá tornar a vida mais fácil para os investidores brasileiros.
A perspectiva foi defendida por representantes do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE) e do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef).
De acordo com Cláudio Gonçalves, diretor do Ibef, o processo deve ficar bem mais simples para os investidores por conta a unificação das alíquotas nos ativos de renda fixa. Atualmente, os investimentos seguem uma tabela regressiva de taxação.
Nessas últimas duas semanas muito aconteceu no Brasil e no mundo. Para listar brevemente: um dos maiores humoristas brasileiros,...
Leia maisA EGA possui parceria com os principais terminais alfandegados, portos secos e operadores portuários do Brasil, com atividades de...
Leia mais