Blog

29 de junho de 2022 - Clipping

Clipping EGA – 29/06

Clipping EGA – 29/06

Oficialmente, estamos muito perto da metade do ano de 2021. Nesta terça-feira, as vacinas na capital do Estado de São Paulo serão distribuídas para o grupo da população de 44 e 45 anos.

Dados da plataforma Info Tracker desenvolvida pela USP (Universidade de São Paulo) e UNESP (Universidade Estadual Paulista) mostra a taxa de transmissão da Covid-19 em 1,21 no país. Isso significa que uma pessoa contaminada pode disseminar o vírus para mais de uma pessoa. Na Região Sul, este número é ainda mais elevado, pois ficou em 1,42, ou seja, a maior taxa de contaminação da Covid-19 no Brasil.

Além disso, cientistas no mundo todo estudam a variante Delta, originária da Índia, e que pode aumentar o risco de reinfecções da Covid-19. É o que sugere um estudo recém-publicado na renomada revista científica Cell.

Enquanto isso, a CPI da Covid entra em uma nova fase e deve voltar-se mais para a investigação de um suposto esquema de corrupção na compra da vacina indiana Covaxin pelo governo de Jair Bolsonaro.

Vamos para o Clipping EGA de hoje:

1) Maio supera expectativas e Porto de Santos estabelece novos recordes de movimentação de cargas

O Porto de Santos estabeleceu em maio novo recorde de movimentação de cargas para o mês ao atingir 14 milhões de toneladas, alta de 7,3% sobre a maior marca anterior para maio, registrada em 2020.

E acredite, este é o segundo melhor resultado mensal da história do Porto, atrás somente de março deste ano, que atingiu 15,2 milhões de toneladas.

(Divulgação)

Segundo o diretor de Operações da Santos Port Authority (SPA), Marcelo Ribeiro, os bons resultados na movimentação de containers reflete, além da força do agronegócio, o trabalho para aumentar a eficiência do Porto de Santos e mantê-lo como principal ativo da logística nacional.

2) Pedágios de SP sobem 8% na próxima semana

E em meio a pandemia, a Artesp (agência reguladora dos transportes rodoviários no estado), autorizou reajuste de 8,06% nas principais rodovias de São Paulo, que terão alta de pedágio a partir da próxima quinta-feira (1º).

(Divulgação)

Segundo o órgão, o percentual se baseia na evolução do IPCA de junho de 2020 a maio de 2021.

3) Correios inicia transporte por cabotagem; Porto do Mucuripe é um dos destinos incluídos

Os Correios começaram neste mês de junho o projeto piloto de transporte por cabotagem, o transporte de cargas por navegação entre portos brasileiros.

Parte de uma remessa de 430 toneladas do Programa Nacional do Livro Didático (FNDE) desembarcou na última quarta-feira (23) em Salvador (BA). E os cargueiros também têm como destino os portos de Mucuripe (CE), Suape (PE) e Manaus (AM). A operação marcou o ingresso da empresa nessa modalidade de transporte.

Quais as vantagens deste modal?

– Maior segurança da carga, o que deve diminuir os índices de avarias e delitos, e a redução de custos operacionais.

Segundo o diretor de Operações dos Correios, Carlos Henrique de Luca Ribeiro, a estatal avaliará a performance e a possibilidade de ampliação da modalidade em outras operações logísticas.

4) Procedimentos comuns de análise da cobrança dos serviços prestados são alinhados

Para ampliar a segurança jurídica e a transparência, um memorando de entendimentos que estabelece procedimentos comuns de análise da cobrança do Serviço de Segregação e Entrega de Containers (SSE) no setor portuário foi assinado na quinta-feira (17).

A cobrança é feita por serviços prestados no momento da importação de mercadorias.

Efeitos buscados pela iniciativa:

– Maior transparência aos usuários;
– Segurança jurídica ao setor;
– Coibir abusos na cobrança dos serviços portuários;
– Permitir a previsibilidade nos valores pagos pelos serviços, facilitando a comparação entre os preços de diversos terminais.

5) SNPTA avalia formas de fortalecer ISPS Code e aumentar segurança portuária

O Ministério da Infraestrutura informou que, até o momento, não foi notificado sobre a auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a função de polícia marítima da Polícia Federal (PF) que apontou que as normas regulatórias estão defasadas e que as instalações portuárias não cumprem integralmente as normas de segurança.

A Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) faz parte da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), que acompanha o caso e debate possíveis medidas para melhorar a segurança nos portos e terminais brasileiros.

A secretaria destacou que avalia medidas internas que possam fortalecer o cumprimento do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code) e buscar ações coordenadas junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para promover a segurança portuária, como o incentivo à adoção de soluções tecnológicas para auxílio eletrônico e monitoramento ativo do tráfego aquaviário, tais como Vessel Traffic Management and Information System (VTMIS) , Vessel Trafic Services (VTS) e Local Port Service (LPS), dentre outras tecnologias.

6) Como o novo modelo do Imposto de Renda deve influenciar os investimentos

E o tom de otimismo para os investidores brasileiros?

(Divulgação)

O novo modelo de taxação do Imposto de Renda (IR), proposto pelo Governo Federal, caso seja aprovado, deverá tornar a vida mais fácil para os investidores brasileiros.

A perspectiva foi defendida por representantes do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE) e do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef).

De acordo com Cláudio Gonçalves, diretor do Ibef, o processo deve ficar bem mais simples para os investidores por conta a unificação das alíquotas nos ativos de renda fixa. Atualmente, os investimentos seguem uma tabela regressiva de taxação.

Compartilhar

Pesquisar

Categorias

Assine a nossa newsletter

Conheça as desvantagens de demurrage para os seus processos de importação EGA Solutions

Conheça as desvantagens de demurrage para os seus processos de importação

Quem realiza processos de importação e exportação, já deve estar acostumado com alguns imprevistos que podem acontecer, principalmente quando...

Leia mais
A EGA está de cara nova! EGA Solutions

A EGA está de cara nova!

Para acompanhar as tendências do mercado, a EGA Group renovou o layout de seu site. Confira quais foram as...

Leia mais