Clipping EGA – 29/06

Voltar ao Blog

Clipping EGA – 29/06

Oficialmente, estamos muito perto da metade do ano de 2021. Nesta terça-feira, as vacinas na capital do Estado de São Paulo serão distribuídas para o grupo da população de 44 e 45 anos.

Dados da plataforma Info Tracker desenvolvida pela USP (Universidade de São Paulo) e UNESP (Universidade Estadual Paulista) mostra a taxa de transmissão da Covid-19 em 1,21 no país. Isso significa que uma pessoa contaminada pode disseminar o vírus para mais de uma pessoa. Na Região Sul, este número é ainda mais elevado, pois ficou em 1,42, ou seja, a maior taxa de contaminação da Covid-19 no Brasil.

Além disso, cientistas no mundo todo estudam a variante Delta, originária da Índia, e que pode aumentar o risco de reinfecções da Covid-19. É o que sugere um estudo recém-publicado na renomada revista científica Cell.

Enquanto isso, a CPI da Covid entra em uma nova fase e deve voltar-se mais para a investigação de um suposto esquema de corrupção na compra da vacina indiana Covaxin pelo governo de Jair Bolsonaro.

Vamos para o Clipping EGA de hoje:

 

1) Maio supera expectativas e Porto de Santos estabelece novos recordes de movimentação de cargas

O Porto de Santos estabeleceu em maio novo recorde de movimentação de cargas para o mês ao atingir 14 milhões de toneladas, alta de 7,3% sobre a maior marca anterior para maio, registrada em 2020.

E acredite, este é o segundo melhor resultado mensal da história do Porto, atrás somente de março deste ano, que atingiu 15,2 milhões de toneladas.

 

(Divulgação)

Segundo o diretor de Operações da Santos Port Authority (SPA), Marcelo Ribeiro, os bons resultados na movimentação de containers reflete, além da força do agronegócio, o trabalho para aumentar a eficiência do Porto de Santos e mantê-lo como principal ativo da logística nacional.

 

2) Pedágios de SP sobem 8% na próxima semana

E em meio a pandemia, a Artesp (agência reguladora dos transportes rodoviários no estado), autorizou reajuste de 8,06% nas principais rodovias de São Paulo, que terão alta de pedágio a partir da próxima quinta-feira (1º).

 

(Divulgação)

Segundo o órgão, o percentual se baseia na evolução do IPCA de junho de 2020 a maio de 2021.

 

3) Correios inicia transporte por cabotagem; Porto do Mucuripe é um dos destinos incluídos

Os Correios começaram neste mês de junho o projeto piloto de transporte por cabotagem, o transporte de cargas por navegação entre portos brasileiros.

Parte de uma remessa de 430 toneladas do Programa Nacional do Livro Didático (FNDE) desembarcou na última quarta-feira (23) em Salvador (BA). E os cargueiros também têm como destino os portos de Mucuripe (CE), Suape (PE) e Manaus (AM). A operação marcou o ingresso da empresa nessa modalidade de transporte.

Quais as vantagens deste modal?

– Maior segurança da carga, o que deve diminuir os índices de avarias e delitos, e a redução de custos operacionais.

Segundo o diretor de Operações dos Correios, Carlos Henrique de Luca Ribeiro, a estatal avaliará a performance e a possibilidade de ampliação da modalidade em outras operações logísticas.

 

4) Procedimentos comuns de análise da cobrança dos serviços prestados são alinhados

Para ampliar a segurança jurídica e a transparência, um memorando de entendimentos que estabelece procedimentos comuns de análise da cobrança do Serviço de Segregação e Entrega de Containers (SSE) no setor portuário foi assinado na quinta-feira (17).

A cobrança é feita por serviços prestados no momento da importação de mercadorias.

Efeitos buscados pela iniciativa:

– Maior transparência aos usuários;
– Segurança jurídica ao setor;
– Coibir abusos na cobrança dos serviços portuários;
– Permitir a previsibilidade nos valores pagos pelos serviços, facilitando a comparação entre os preços de diversos terminais.

 

5) SNPTA avalia formas de fortalecer ISPS Code e aumentar segurança portuária

O Ministério da Infraestrutura informou que, até o momento, não foi notificado sobre a auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a função de polícia marítima da Polícia Federal (PF) que apontou que as normas regulatórias estão defasadas e que as instalações portuárias não cumprem integralmente as normas de segurança.

A Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) faz parte da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), que acompanha o caso e debate possíveis medidas para melhorar a segurança nos portos e terminais brasileiros.

A secretaria destacou que avalia medidas internas que possam fortalecer o cumprimento do Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code) e buscar ações coordenadas junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para promover a segurança portuária, como o incentivo à adoção de soluções tecnológicas para auxílio eletrônico e monitoramento ativo do tráfego aquaviário, tais como Vessel Traffic Management and Information System (VTMIS) , Vessel Trafic Services (VTS) e Local Port Service (LPS), dentre outras tecnologias.

 

6) Como o novo modelo do Imposto de Renda deve influenciar os investimentos

E o tom de otimismo para os investidores brasileiros?

 

(Divulgação)

O novo modelo de taxação do Imposto de Renda (IR), proposto pelo Governo Federal, caso seja aprovado, deverá tornar a vida mais fácil para os investidores brasileiros.

A perspectiva foi defendida por representantes do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE) e do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (Ibef).

De acordo com Cláudio Gonçalves, diretor do Ibef, o processo deve ficar bem mais simples para os investidores por conta a unificação das alíquotas nos ativos de renda fixa. Atualmente, os investimentos seguem uma tabela regressiva de taxação.

——

Por hoje é isso.

Se tiver alguma noticia para compartilhar conosco, pode deixar o seu comentário abaixo.

Um ótimo fim de semana a todos e até a próxima!!

Compartilhar este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Blog