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13 de novembro de 2021 - Clipping

Clipping Semanal – 13/11

Clipping Semanal – 13/11

Na última semana, em nosso post semanal, ainda não se sabia quem havia ganhado as eleições presidenciais dos Estados Unidos. Esta semana é oficial: Joe Biden (77) ocupará o cargo de 46º Presidente eleito. Apesar das reclamações de fraude do atual presidente Donald Trump (74), os oficiais responsáveis pelas eleições afirmaram que os votos, este ano, foram os mais seguros da história americana.

Na Europa, diversos países alertaram que está muito cedo para planejar viagem de Natal, especialmente pelo aumento continuo de novos casos de COVID-19. Com seis semanas para as celebrações, muitos países estão em lockdown e medidas restritas para prevenir que o vírus espalha mais ainda.

Agora, indo para assuntos que a gente entende mesmo, segue o nosso clipping semanal:

1) Sem Reporto, terminais devem rever investimentos especialmente que atendem o agronegócio

As incertezas sobre a prorrogação do Reporto vêm preocupando terminais privados no país. Isso porque muitos investimentos importantes que contam com a participação do regime especial tributário podem ser reduzidos. A prorrogação do benefício vem encontrando resistência do governo federal, sobretudo do Ministério da Economia. A pasta pretende tratar os regimes tributários dentro na Reforma Tributária. No entanto, é provável que este seja apreciado apenas no próximo ano, enquanto o Reporto encerra seu período de vigência já em 31 de dezembro de 2020.

De acordo com a Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP), foi contabilizado, por meio do sistema dATPort, uma carteira de 45 novos investimentos dos terminais privados, com um montante de R$ 6,5 bilhões, para os próximos dois a cinco anos, entre associados e não associados. No entanto, segundo a associação, caso o Reporto não seja renovado, tal montante pode ser reduzido dada a dificuldade de alcançar os créditos necessários.

2) Antaq tem cerca de 20% de seu quadro efetivo em aberto

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) tem aproximadamente 20% do seu quadro efetivo de servidores não preenchido. Das 470 vagas previstas para o quadro efetivo que consta na Lei 10.871/2004, 360 estão preenchidas atualmente e 110 estão em aberto. O grupo abrange especialistas e técnicos em regulação de serviços de transportes aquaviários, bem como analistas e técnicos administrativos. De acordo com a superintendência de administração e finanças da agência, há 24 servidores cedidos para outros órgãos.

O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, defende que esse aumento ocorra, fortalecendo a agência e a equiparando a outros órgãos reguladores. Ele acredita que o impacto orçamentário para a agência seria muito pequeno diante dos resultados que ela traria para a sociedade. “Considerando a estrutura comparada ao desafio que Antaq tem, posto pela legislação, 100 vagas seria importante para a Antaq trazer resultados ainda maiores para o país”, disse Nery em entrevista exclusiva à Portos e Navios.

3) Com Biden, agronegócio visualiza comércio internacional menos politizado

Embora os Estados Unidos sejam um dos maiores concorrentes do Brasil, sobretudo em grãos, entidades do setor do agronegócio avaliam que a chegada do democrata Joe Biden à presidência daquele país pode ser positiva para as relações comerciais brasileiras. De acordo com o presidente Institucional da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Cesário Ramalho, a mudança de governo está sendo vista com otimismo pelo setor, pois o que se espera é um comércio exterior menos politizado. A afirmação foi feita durante o Enaex 2020, realizado nesta quinta-feira (12).

Segundo ele, o Brasil não tem o que temer sobre a mudança de governo nos Estados Unidos, principalmente por ser muito competitivo em sua produção agrícola, além de possuir boa práticas produtivas e ambientais. Ele lembrou que o país possui uma das leis ambientais mais robustas do mundo e que isso é importante nesse novo momento em a sustentabilidade ganha destaque globalmente. Ramalho destacou que o novo presidente norte-americano ter uma relação diferente com este tema e que deve assinar o Acordo de Paris.

4) Vacina não impulsionará mercado de petróleo antes do 2º semestre de 2021, diz AIE

Os mercados globais podem ter subido acentuadamente desde que surgiram as notícias sobre uma possível vacina eficaz para o coronavírus, mas o mercado do petróleo não deve sentir quaisquer benefícios econômicos significativos até o próximo ano estar bastante avançado, disse a Agência Internacional de Energia (AIE) nesta quinta-feira.

No relatório mensal da agência, a AIE reduziu a previsão de consumo de petróleo para os próximos meses, agravando a previsão de queda da demanda em 2020 em 400 mil barris por dia, para 8,8 milhões de barris por dia, citando os ressurgimentos dos casos de covid-19 na Europa e nos EUA.

5) Para presidente do BNDES, infraestrutura do país vive ‘momento muito especial’

“Quando transformamos o banco em fábrica de projetos, a gente reduz as barreiras informacionais para quem quer participar desse jogo da infraestrutura”, pontuou O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, afirmou nesta quinta-feira que, em seu entendimento, o setor de infraestrutura do país vive “um momento muito especial”. Ele citou a área como estratégica, não somente para o banco mas também para o governo brasileiro.

Em participação na 39ª Edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), promovida pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), ele defendeu maior abertura do setor no país. “Se eu tiver que resumir o objetivo do banco ou do governo federal, eu gosto de dizer que nosso objetivo maior é abrir o mercado de infraestrutura brasileiro” afirmou ele no evento.

6) Log-In mira na carga fracionada para ganhar espaço

O grupo de cabotagem brasileiro Log-In aposta na carga fracionada para expandir as operações e crescer no concentrado mercado de transporte marítimo que divide com multinacionais atuantes no país.

A estratégia é desenvolver tecnologias e soluções logísticas para o transporte de cargas menores e mais diversificadas em um mesmo contêiner, a fim de aumentar receita a médio prazo, em paralelo à disputa por grandes clientes, que embarcam volumes maiores. Em vez de toneladas, as cargas fracionadas estariam na casa das centenas de quilos, sendo combinadas para que a operação não perca eficiência ou margem de lucro.

Segundo o diretor-presidente da empresa, Marcio Arany, esse incremento se dará por fora da disputa com as líderes de mercado, como Aliança Navegação e Logística, braço do grupo alemão Hamburg Sud, e a Mercosul Line, que integra o grupo francês CMA CGM. A principal competição na nova frente da Log-in, diz o executivo, é o modal rodoviário. “Hoje, no Brasil, a cada seis contêineres em cima de caminhões, existe apenas um na cabotagem. Há um mercado enorme a ser explorado”, diz.

7) Receita e lucro operacional da Brastemp crescem com aumento da demanda

A receita líquida foi de R$ 2,63 bilhões no terceiro trimestre deste ano, alta de 46% na comparação anual, resultado do aumento dos preços e da demanda no período. Com isso, o lucro antes de juros e impostos das operações brasileiras somou R$ 397 milhões, uma alta de 274% no período.

8) Mercado Livre anuncia abertura de 5 novos centros logísticos no Brasil até 2021

O Mercado Livre anunciou nesta quinta-feira (12) seus planos de logística para 2021, com destaque para a abertura de cinco novos centros logísticos no Brasil: três em São Paulo (dois em Cajamar e um em Guarulhos), um em Governador Celso Ramos (Santa Catarina) e um em Extrema (Minas Gerais). O de Cajamar já está em funcionamento, sendo que as demais unidades ficarão prontas ao longo do próximo ano.

Segundo a empresa, quatro, dos cinco centros, servirão à modalidade de Fulfillment, quando o estoque dos vendedores é totalmente gerenciado pelo Mercado Livre, desde o armazenamento até a entrega ao cliente. A quinta unidade atuará na modalidade de cross-docking, entreposto em que o Mercado Livre coleta encomendas, preparadas pelos próprios vendedores, e entrega aos compradores.

As novas operações agregarão 340 mil m² à malha logística que é 100% gerenciada pelo Mercado Envios, braço logístico do Mercado Livre. Com isso, o marketplace espera duplicar a capacidade de armazenamento e de processamento de encomendas.

9) Volume das exportações brasileiras de arroz cresceu 84% em outubro

As exportações brasileiras de arroz (base casca) somaram 153,57 mil toneladas, 84% mais que no mesmo mês de 2019 (83,57 mil), segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz).

10) Brasil exporta volume recorde de açúcar em outubro; embarque de café cresce 13%

A exportação de açúcar do Brasil somou 4,2 milhões de toneladas em outubro, novo recorde mensal, ao superar a marca de 3,93 milhões de toneladas registrada no mesmo mês de 2012, conforme dados do governo federal divulgados nesta terça-feira.

Em relação a outubro de 2019, os embarques do adoçante representam um salto de 119%, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

As vendas de açúcar do Brasil, principal exportador global da commodity, têm sido beneficiadas pela maior produção nacional, menor oferta em importantes países concorrentes e um câmbio favorável a embarques, segundo especialistas.

Até a quarta semana do mês, o país já havia embarcado 3,2 milhões de toneladas, sinalizando que estava a caminho de uma nova máxima.

11) Ministro da Infraestrutura quer privatizar mais dois portos

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, quer avançar nas desestatizações no setor portuário. Em reunião nesta terça-feira (10), ele sinalizou a intenção de incluir a COmpanhia de Docas do Estado da Bahia (Codeba) e a Companhia Docas do Pará (CDP) na carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Na lista do governo, já estão os portos de Santos, São Sebastião (no litoral Norte de São Paulo), do Espírito Santo (Codesa) e de Itajaí (SC).

Por hoje é isso pessoal!

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